Curso de Formação de Psicanalistas da Academia Paulista de Psicanálise

1.      OBJETIVOS

 

3.1.   Objetivo geral:

 

       Promover programas de educação continuada para profissionais dos diversos níveis na área de educação ou biocientífica, oferecendo programas de formação para portadores de graduação em ensino superior que queiram se dedicar ao trabalho na área específica.

 

1.2.       Objetivos específicos:

 

     Capacitar e aperfeiçoar, continuadamente, profissionais das áreas sociais, humanas, da saúde e afins para reconstruírem e ampliarem conhecimentos específicos por meio das pesquisas científicas.

 

2.       JUSTIFICATIVA

 

     Possibilitar que profissionais das áreas relacionadas obtenham conhecimento relacionado à Psicanálise Clinica, conforme a legislação vigente, para que possa contribuir com o conhecimento na área da pesquisa científica.

 

.

3.       PERFIL DO EGRESSO

 

     Este programa é aberto aos portadores de diploma de nível superior, nas áreas das ciências humanas, saúde e afins, pautado na indissociabilidade entre pesquisa-ensino-extensão e entre o conhecimento e as intervenções de apoio comunitário no campo psicossocial. Fomentando total e irrestrito respeito à ética e ao aprimoramento profissional contínuo, espera-se que o egresso do Curso de Pós-graduação em Psicanálise possua:

     - Habilidades e competências relativas ao ensino, à pesquisa e às intervenções profissionais, pautando-se na dialética relação entre ciência e profissão e no reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano;

     - Capacidade de desenvolver no exercício da profissão a interlocução real e prática com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico;

     - Capacidade de fazer uso crítico de diferentes teorias e métodos em psicanálise, numa perspectiva em que a intervenção profissional não é mera aplicação de conhecimentos já aprendidos, mas sim produção de conceitos e métodos adequados às intervenções profissionais concretas;

     - Habilidade de escutar, mas também de saber expor suas posições, fazendo a análise de suas implicações.

     - Capacidade de empreender diferentes estratégias de intervenção em gestão de pessoas, desenvolvendo os conhecimentos já existentes;

     - Habilidade de transitar nas diferentes áreas do saber e da prática da profissão;

     - Habilidade para identificar demandas de ordem psicológica e traçar estratégias adequadas de resposta e intervenção;

     - Capacidade para elaborar projetos de intervenção, pautados no respeito às características da população atendida;

     - Competência para identificar problemas e elaborar metodologias de investigação científica no campo da Psicanálise e em sua interface com outros campos;

     - Capacidade de promover a saúde e qualidade de vida dos sujeitos, grupos, comunidades e organizações nos distintos contextos, através dos métodos próprios da profissão, acatando as determinações e diretrizes do código de ética da profissão;

     - Capacidade de produzir textos de pareceres e relatórios, quando necessário, de forma clara e bem articulada;

- Habilidade para atuar de forma reflexiva e atenta, evitando reproduzir modos prescritivos e diretivos de atuação.

 

4.      CARGA HORÁRIA TOTAL E DURAÇÃO DO CURSO

 

1.300 horas, divididas em 6 Semestres.

 

5.       CLIENTELA ALVO

            Profissionais diplomados em cursos superiores. Na admissão ao programa, o candidato participará de uma seleção, através da análise do Currículo Lattes do candidato e entrevista de admissão.

 

6.      MATRIZ CURRICULAR

Semestre

Disciplina

Carga Horária

 

Primeiro Semestre

 

Introdução à Psicanálise

20h

Primeira e Segunda Tópica Freudiana

20h

Complexo de Édipo

20h

O método da interpretação dos Sonhos

20h

Análise do Discurso e Psicanálise

20h

Introdução à Anatomofisiologia Humana

20h

Estudo Dirigido I

20h

Carga Horária do Módulo

140h

 

 

Segundo Semestre

 

Transferência e Contratransferência no setting

20h

Introdução à Psicopatologia

20h

Introdução a Psicofarmacologia

20h

Metodologia Cientifica Aplicada à Psicanálise

20h

Produção de Artigo Científico

40h

Estudo de Casos Clínicos em Psicanálise I

20h

Estudo Dirigido II

20h

Participação em Eventos I

5h

Carga Horária do Módulo

165h

 

 

Terceiro Semestre

 

Teorias de Anna Freud

20h

Teorias de Melanie Klein e Donald Winnicott

20h

Teorias de Wilhelm Reich

20h

Psicanálise e Educação

20h

Docência de Magistério de Educação Superior

20h

A Hipnose como ferramenta Terapêutica I

20h

Estudo Dirigido III

20h

Participação em Eventos II

5h

Carga Horária do Módulo

145h

 

 

Quarto Semestre

 

Teorias de Carl Gustav Jung

20h

Teorias de Jacques Lacan I

20h

Ética e Psicanálise

20h

Introdução a Neurociência

20h

Teorias Psicanalíticas Contemporâneas I

20h

Estudo Dirigido IV

20h

Participação em Eventos III

10h

Carga Horária do Módulo

130h

 

 

Quinto Semestre

 

Teorias de Heinz Kohut o os Transtornos de Personalidade

20h

Teorias de Wilfred Bion

20h

Teorias de Jacques Lacan II

20h

A Hipnose como ferramenta Terapêutica II

20h

Teorias Psicanalíticas Contemporâneas II

20h

Estudo Dirigido V

20h

Participação em Eventos IV

10h

 

Carga Horária do Módulo

130h

 

 

Sexto Semestre

 

Mercadologia aplicada a Psicanálise

20h

Mediação de Conflitos à Luz da Psicanálise

20h

Técnicas de Atendimento em Psicanálise I

20h

Técnicas de Atendimento em Psicanálise II

20h

TCC - Construção do Caso clínico

60h

Seminário Clínico Institucional

20h

Estudo Dirigido VI

20h

Participação em Eventos V

10h

Carga Horária do Módulo

190h

 

Estágio Clínico Supervisionado

200h

 

Supervisão Clínica individual e em grupo

200h

Carga Horária do Curso

1.300h

 

Carga horária do curso: 1.300 horas, divididas em 6 Semestres.

 

189.                      METODOLOGIA

- Aulas expositivas ministradas através das metodologias ativas de aprendizagem e salas de aulas invertidas, com professores com títulos de mestre ou doutor reconhecido pela legislação vigente da CAPES em cada disciplina, com indicação de bibliografia para pesquisas, seminários e simpósios;

- Apostilas e planos de curso elaborados pelos professores de cada disciplina;

- Participação em congressos, seminários, workshops, palestras e simpósios;

- Aulas práticas de informática em laboratórios específicos;

- Materiais didáticos e de apoio sugeridos pela coordenação pedagógica do curso.

           

190.                     SISTEMA DE AVALIAÇÃO

11.1.   Avaliação do aluno

O aluno será avaliado pelos seguintes quesitos:

a) Frequência mínima de 75% da carga horária presencial;

b) Média mínima de sete pontos por disciplina constante da grade curricular;

c) Trabalho de conclusão de curso em forma de apresentação de um artigo científico, acompanhado pelo professor orientador, conforme as linhas de pesquisa especificadas no item 17 – será organizado e publicado um livro, coordenado pelos professores do quadro permanente da instituição, estes responsáveis pelas linhas de pesquisa;

d) Os alunos serão avaliados através de pesquisas, resenhas e trabalhos;

e) Na condição de Atividades Extracurriculares, é obrigatório ao aluno se submeter, durante o curso, a sessões de análise clínica individual com um Psicanalista Clínico credenciado. Exigindo-se no mínimo 150 horas, que deverá ser comprovado pelo profissional através de relatório, com firma reconhecida.

 

190.2.      Avaliação do Curso:

     A instituição adotará avaliação interna do curso através de questionários de avaliativos que deverão ser preenchidos pelos professores, alunos e funcionários, contendo:

a) Avaliação dos professores - perfil do profissional: estratégias e domínio de conteúdos;

b) Avaliação dos conteúdos ministrados;

c) Avaliação dos materiais pedagógicos disponibilizados - salas de aula, biblioteca, sala de informática;

d) Sistemas de apoio: secretaria-atendimento, mídias, por exemplo, fone, fax, internet;

e) Sugestões para a melhoria da qualidade de gestão pedagógica e administrativa.  

 

 

191.                      FREQUÊNCIA

     Frequência mínima de 75% da carga horária total do curso comprovada por assinatura em listagens de presenças.