Promover programas de educação continuada para profissionais dos diversos níveis na área de educação ou biocientífica, oferecendo programas de formação para portadores de graduação em ensino superior que queiram se dedicar ao trabalho na área específica.
Capacitar e aperfeiçoar, continuadamente, profissionais das áreas sociais, humanas, da saúde e afins para reconstruírem e ampliarem conhecimentos específicos por meio das pesquisas científicas.
Possibilitar que profissionais das áreas relacionadas obtenham conhecimento relacionado à Psicanálise Clinica, conforme a legislação vigente, para que possa contribuir com o conhecimento na área da pesquisa científica.
.
Este programa é aberto aos portadores de diploma de nível superior, nas áreas das ciências humanas, saúde e afins, pautado na indissociabilidade entre pesquisa-ensino-extensão e entre o conhecimento e as intervenções de apoio comunitário no campo psicossocial. Fomentando total e irrestrito respeito à ética e ao aprimoramento profissional contínuo, espera-se que o egresso do Curso de Pós-graduação em Psicanálise possua:
- Habilidades e competências relativas ao ensino, à pesquisa e às intervenções profissionais, pautando-se na dialética relação entre ciência e profissão e no reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano;
- Capacidade de desenvolver no exercício da profissão a interlocução real e prática com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico;
- Capacidade de fazer uso crítico de diferentes teorias e métodos em psicanálise, numa perspectiva em que a intervenção profissional não é mera aplicação de conhecimentos já aprendidos, mas sim produção de conceitos e métodos adequados às intervenções profissionais concretas;
- Habilidade de escutar, mas também de saber expor suas posições, fazendo a análise de suas implicações.
- Capacidade de empreender diferentes estratégias de intervenção em gestão de pessoas, desenvolvendo os conhecimentos já existentes;
- Habilidade de transitar nas diferentes áreas do saber e da prática da profissão;
- Habilidade para identificar demandas de ordem psicológica e traçar estratégias adequadas de resposta e intervenção;
- Capacidade para elaborar projetos de intervenção, pautados no respeito às características da população atendida;
- Competência para identificar problemas e elaborar metodologias de investigação científica no campo da Psicanálise e em sua interface com outros campos;
- Capacidade de promover a saúde e qualidade de vida dos sujeitos, grupos, comunidades e organizações nos distintos contextos, através dos métodos próprios da profissão, acatando as determinações e diretrizes do código de ética da profissão;
- Capacidade de produzir textos de pareceres e relatórios, quando necessário, de forma clara e bem articulada;
- Habilidade para atuar de forma reflexiva e atenta, evitando reproduzir modos prescritivos e diretivos de atuação.
4. CARGA HORÁRIA TOTAL E DURAÇÃO DO CURSO
1.300 horas, divididas em 6 Semestres.
Profissionais diplomados em cursos superiores. Na admissão ao programa, o candidato participará de uma seleção, através da análise do Currículo Lattes do candidato e entrevista de admissão.
Semestre |
Disciplina |
Carga Horária |
|
Primeiro Semestre |
|
1º |
Introdução à Psicanálise |
20h |
1º |
Primeira e Segunda Tópica Freudiana |
20h |
1º |
Complexo de Édipo |
20h |
1º |
O método da interpretação dos Sonhos |
20h |
1º |
Análise do Discurso e Psicanálise |
20h |
1º |
Introdução à Anatomofisiologia Humana |
20h |
1º |
Estudo Dirigido I |
20h |
Carga Horária do Módulo |
140h |
|
|
||
|
Segundo Semestre |
|
2º |
Transferência e Contratransferência no setting |
20h |
2º |
Introdução à Psicopatologia |
20h |
2º |
Introdução a Psicofarmacologia |
20h |
2º |
Metodologia Cientifica Aplicada à Psicanálise |
20h |
2º |
Produção de Artigo Científico |
40h |
2º |
Estudo de Casos Clínicos em Psicanálise I |
20h |
2º |
Estudo Dirigido II |
20h |
2º |
Participação em Eventos I |
5h |
Carga Horária do Módulo |
165h |
|
|
||
|
Terceiro Semestre |
|
3º |
Teorias de Anna Freud |
20h |
3º |
Teorias de Melanie Klein e Donald Winnicott |
20h |
3º |
Teorias de Wilhelm Reich |
20h |
3º |
Psicanálise e Educação |
20h |
3º |
Docência de Magistério de Educação Superior |
20h |
3º |
A Hipnose como ferramenta Terapêutica I |
20h |
3º |
Estudo Dirigido III |
20h |
3º |
Participação em Eventos II |
5h |
Carga Horária do Módulo |
145h |
|
|
||
|
Quarto Semestre |
|
4º |
Teorias de Carl Gustav Jung |
20h |
4º |
Teorias de Jacques Lacan I |
20h |
4º |
Ética e Psicanálise |
20h |
4º |
Introdução a Neurociência |
20h |
4º |
Teorias Psicanalíticas Contemporâneas I |
20h |
4º |
Estudo Dirigido IV |
20h |
4º |
Participação em Eventos III |
10h |
Carga Horária do Módulo |
130h |
|
|
||
|
Quinto Semestre |
|
5º |
Teorias de Heinz Kohut o os Transtornos de Personalidade |
20h |
5º |
Teorias de Wilfred Bion |
20h |
5º |
Teorias de Jacques Lacan II |
20h |
5º |
A Hipnose como ferramenta Terapêutica II |
20h |
5º |
Teorias Psicanalíticas Contemporâneas II |
20h |
5º |
Estudo Dirigido V |
20h |
5º |
Participação em Eventos IV |
10h |
|
Carga Horária do Módulo |
130h |
|
||
|
Sexto Semestre |
|
6º |
Mercadologia aplicada a Psicanálise |
20h |
6º |
Mediação de Conflitos à Luz da Psicanálise |
20h |
6º |
Técnicas de Atendimento em Psicanálise I |
20h |
6º |
Técnicas de Atendimento em Psicanálise II |
20h |
6º |
TCC - Construção do Caso clínico |
60h |
6º |
Seminário Clínico Institucional |
20h |
6º |
Estudo Dirigido VI |
20h |
6º |
Participação em Eventos V |
10h |
Carga Horária do Módulo |
190h |
|
|
Estágio Clínico Supervisionado |
200h |
|
Supervisão Clínica individual e em grupo |
200h |
Carga Horária do Curso |
1.300h |
Carga horária do curso: 1.300 horas, divididas em 6 Semestres.
189. METODOLOGIA
- Aulas expositivas ministradas através das metodologias ativas de aprendizagem e salas de aulas invertidas, com professores com títulos de mestre ou doutor reconhecido pela legislação vigente da CAPES em cada disciplina, com indicação de bibliografia para pesquisas, seminários e simpósios;
- Apostilas e planos de curso elaborados pelos professores de cada disciplina;
- Participação em congressos, seminários, workshops, palestras e simpósios;
- Aulas práticas de informática em laboratórios específicos;
- Materiais didáticos e de apoio sugeridos pela coordenação pedagógica do curso.
O aluno será avaliado pelos seguintes quesitos:
a) Frequência mínima de 75% da carga horária presencial;
b) Média mínima de sete pontos por disciplina constante da grade curricular;
c) Trabalho de conclusão de curso em forma de apresentação de um artigo científico, acompanhado pelo professor orientador, conforme as linhas de pesquisa especificadas no item 17 – será organizado e publicado um livro, coordenado pelos professores do quadro permanente da instituição, estes responsáveis pelas linhas de pesquisa;
d) Os alunos serão avaliados através de pesquisas, resenhas e trabalhos;
e) Na condição de Atividades Extracurriculares, é obrigatório ao aluno se submeter, durante o curso, a sessões de análise clínica individual com um Psicanalista Clínico credenciado. Exigindo-se no mínimo 150 horas, que deverá ser comprovado pelo profissional através de relatório, com firma reconhecida.
190.2. Avaliação do Curso:
A instituição adotará avaliação interna do curso através de questionários de avaliativos que deverão ser preenchidos pelos professores, alunos e funcionários, contendo:
a) Avaliação dos professores - perfil do profissional: estratégias e domínio de conteúdos;
b) Avaliação dos conteúdos ministrados;
c) Avaliação dos materiais pedagógicos disponibilizados - salas de aula, biblioteca, sala de informática;
d) Sistemas de apoio: secretaria-atendimento, mídias, por exemplo, fone, fax, internet;
e) Sugestões para a melhoria da qualidade de gestão pedagógica e administrativa.
191. FREQUÊNCIA
Frequência mínima de 75% da carga horária total do curso comprovada por assinatura em listagens de presenças.